Luluzinha Teen. Ou, como aproveitar uma onda.

Semana passada li que a Ediouro lançaria as aventuras da Turma da Luluzinha Teen. As histórias serão roteirizadas e desenhadas por artistas brasileiros da Labareda Design. Vejam a capa do número 1, que será lançado agora em junho.

Alvinho, Bolinha, Luluzinha, Glorinha e Aninha

Alvinho, Bolinha, Luluzinha, Glorinha e Aninha

Quase um ano após o lançamento da Turma da Mônica Jovem, sucesso inquestionável de vendas, o anúncio do lançamento é de um oportunismo gritante. Se fosse uma monografia de fim de curso seria imediatamente qualificado como plágio. Reparem que até o “Em estilo mangá”, no canto superior direito, foi copiado da Turma da Mônica. E o pior é que escolheram personagens com pouco apelo entre as crianças e pré-adolescentes de hoje. Minha menina tem 13 anos e nunca tinha ouvido falar da Luluzinha, cujos gibis estão fora das bancas desde 1996. Talvez fosse o caso de apresentar a turma clássica para a geração atual mas se fizessem isso perderiam a onda provocada pela Turma da Mônica Jovem.

Plágios à parte, também não gostei dos desenhos. Achei a Luluzinha muito diferente da original. Também não gostei do fato do Bolinha ter emagrecido pois os quilos extras eram a marca registrada dele. Mesmo o Cascão, que na versão adolescente passou a tomar banho, manteve as sujeirinhas nas bochechas e continua fedendo que nem um gambá depois de fazer atividades físicas.

A visão do Jean Okada para a Luluzinha e Bolinha teen é um milhão de vezes melhor. Além de manter os verdadeiros cachinhos da Lulu, ainda mantém os quilos do Bolinha (ou “Bolão” :-)). Confiram abaixo:

Luluzinha, Bolinha e Carequinha by Jean Okada
Luluzinha, Bolinha e Carequinha by Jean Okada

Lembrando que a Ediouro é a mesma editora que deixou de publicar Spawn, Fábulas Pixel e Pixel Magazine sem dar nenhuma satisfação aos fãs.

26 Responses to Luluzinha Teen. Ou, como aproveitar uma onda.

  1. M@RC0$ disse:

    Com certeza esse do Jean é muito melhor, mantém muito bem os mesmos padrões da Luluzinha original.

  2. Nany disse:

    eh… tambem achei que o segundo desenho mantem as caracteristicas mais marcantes, alem do que tem muito mais personalidade…
    mas… pra ser sincera, eu achava a turma da luluzinha muito chata. primeiro porque os meus melhores amigos eram meninos. brincava todo mundo “misturado” de forma que eu achava essa coisa do clube da luluzinha e o clube do bolinha coisas um tanto quanto incompreensiveis pra minha cabecinha de crianca.
    com relacao a turma da monica, meu saudosismo nao me permite conferir a nova. vou continuar lendo a turma da monica original e rolando de rir como sempre.
    beijocas

  3. Nany disse:

    cabei de lembrar uma coisa: na ditadura da escova progressiva e das lipos acho que dah pra entender essa turma adolescente aih…
    e viva o dr. hollywood…

  4. Lucas Martins disse:

    Putz… Da capa, só adivinhei quem era a Lula (porque tá na frente) e a Glória… o resto, errei tudo…

  5. Pietro disse:

    Cara, a turma da monica jovem é mto melhor q esse mico da luluzinha.E o desenho do jean tbm ta mto louco!!!
    e a turma da luluzinha teen,foi mto paga-pau da monica jovem,até de lado é igual.

  6. yasmin disse:

    A tmj é mto melhor do q essa tal d luluzinha,
    e a luluzinha esta pagando o vexame total fazendo
    pagaçao de mico,dando o maior paga pau pra TMJ!E q nem diz no ditado”nem td q se copia é bom”,e tbm”nem tdo q se cria se copia”,a luluzinha é a copia-mal feita da tmj.
    povo cm falta de criatividade!Eu ODIEI a luluzinha
    achei as historias uma MERDA, a tmj é 1.000 vezes melhor do q a luluzinha,essa tal de luluzinha vai quebrar a cara vendo as pessoas comprarem a TMJ!È uma BOSTA essa luluzinha,ela ñ tá cm nd!
    bjosss,xauuuuuuuuu!!!!!

    • Nei Barbosa disse:

      Olá, Yasmin! Muito obrigado pela visita!

      Eu comprei a número 1 da Luluzinha para poder falar com conhecimento de causa e realmente a Turma da Mônica Jovem é bem melhor. Minha filha coleciona a TMJ. Particularmente, prefiro a turminha quando criança. Talvez seja conservadorismo meu, não sei.

      O fato é que as pessoas reconhecem o Cebolinha, Mônica e etc logo de cara. Esses “ETs” da Luluzinha parecem mais uma turma adolescente genérica que só se apropriou do nome “Turma da Luluzinha” (e talvez seja isso mesmo).

      Enfim, espero que volte mais vezes ao meu blog. Você não sabe como fico feliz quando “desconhecidos” visitam e comentam.

      Um beijo e até mais!

  7. bRuNa disse:

    AMEI A NOVA EDIÇÃO IGUAL A DA MONICA VOU COMEÇAR A COLEÇIONAR ELA TB AMO lulu….is very good

  8. Aninha 1999 disse:

    Apesar de eu nem ler a luluzinha antiga e todos acharem que a autora de luluzinha ter copiado da TURMA da Monica Jovem eu descobri que não, pois a aurora DE lulu já tinha a ideia de fazer eles jovens(mas n mangá) antes da turma da Monica, mas ela achou que n seria uma boa ideia, e depois de ver q a Turma da Monica Jovem deu certo(como mangá)ela autorizou produtores brasileiros a fazerem a revista e a única coisa q ela tirou da Turma da Monica foi o estilo mangá.
    E,eu n tenho muita certeza pois eu nunca li direito(n era da época ;p) mas acho que o estilo de desenho foi mudado por causa dos novos produtores brasileiros q mudaram até o típico estilo meio francês dos personagens(Marjorie Henderson Buell, a criadora era Canadense e pode ter sido influenciada pelos costumes franceses q há no Canadá. :DDDD
    Ass:Aninha

    • Nei Barbosa disse:

      Oi, Aninha!

      Obrigado pela visita e pelo comentário! Eu acho difícil que a Marjorie tenha pensado em transformar seus personagens em adolescentes. Porém, não é impossível.

      Agora, o que com certeza é impossível é que ela tenha decidido tocar o projeto ao ver o sucesso que a Turma da Mônica Jovem fez. De acordo com a Wikipedia, ela morreu em 1993, aos 88 anos.

      Pra mim a Luluzinha Teen é, sim, uma cópia oportunista e mal feita da TMJ. Eu fico imaginando quanto dinheiro não rolou para que a empresa detentora dos direitos sobre a marca Luluzinha (Western Publishing, se não me engano) tenha aceitado que fizessem “isso” com um personagem tão clássico. É ponto pacífico que a Luluzinha Teen é uma (tentativa) de cópia da TMJ.

      Agora, há quem diga que o Maurício de Sousa se baseou na Luluzinha original para criar a Turma da Mônica. Cronologicamente, é possível. O Maurício começou sua carreira em 1959, enquanto que a Luluzinha foi criada em 1935 e já era publicada no Brasil desde 1955, quatro anos antes, portanto. Como dizem por aí: “nada se cria, tudo se copia”.

      Quanto a terem mudado a ambientação das tramas, acho natural. Se descaracterizaram os personagens, porque não mudariam a cidade também? 🙂 A Luluzinha Teen é um projeto 100% brasileiro. Portanto não faria sentido que as histórias fossem ambientadas nos EUA, Canadá ou qualquer outro lugar em que neve 😀 (já imaginou a ginástica mental dos roteiristas para justificar a Lulu de biquini num frio de -2 graus Celsius?).

      Com certeza o estilo dos prédios e das roupas tem um ar canadense, da parte francesa, talvez Montreal. Mas vi não sei onde e não sei quando que as histórias se passavam em Chicago, cidade que têm o mesmo “climão”. Não sei.

      Mas a Marjorie não era canadense, com certeza. Ela era americana, da Filadélfia. Canadense só a empresa Cinar (atual Cookie Jar), que produziu o programa “The Little Lulu Show”, que foi ao ar no canal HBO Family de 1995 a 1999.

      Um beijo!

  9. isabela maria disse:

    luluzinha teen ficou irado eu amei muuuuuuuuuuuuuito

  10. Layane Lopes disse:

    Pra falar a verdade acho que ambas perderam a ingenuidade e sutileza originais.

    Quando eu era criança amava ver a Monica batendo no Cebolina e ficava imaginando se ela quando crescesse iria se casar com ele. Mas era só imaginação. e era muito bom.

    Não veja mais magia para as crianças. Mas infelizmente elas gostaram da geração teen.

  11. Mariana disse:

    Desde meus 4 anos sou mt fã da TM!
    E desde q vi esse lançamento eu disse é a cópia!
    eu odeio cópias!E tá mt na cara!
    Além de não ter nada demais, os desenhos são mt diferentes deles crianças!
    “A cópia só é válida, qnd é melhor q a original”
    o q não ocorre aki!
    Por isso eu vou continuar com minha enoooooorme coleção de gibis da TM e TMJ…Q não haverá revista q derrube o sucesso, a tradição e a originalidade dessa turma!

  12. Hellen Santos Da Silva disse:

    Eu achei super legal a ideia de fazer a turma da luluzinha jovem foi muito interesssante eu me surpreendi ao ver a delicadeza dos traçaos dos rostaos dos personagens.Eles nao tem os mesmos traçaos de antes por isso se tornou mais interessante e divertido.
    Me lembro de quando eu era criança que eu nao perdia um capitulo do desenho da luluzinha me divertia a bessa!

    Mais nao consigo encontrar todos os n°s de coleçao aqui na banca perto de casa.
    Eu ADOREI!!!!!!!!!!!
    MIL BEIJOOS HELLEN*-*

  13. LULUZINHA ganha 10 a 0 disse:

    prefiro mil vezes luluzinha teen, pois a turma da monica jovem se tanformou numa turma de mauricinhos sem graça sem preocupações adolecente, ja a luluzinha beija, namora, tem espinhas e vive avenaturas sem aquele dramalhão que nem a monica.

  14. indignada com a ignorancia alheia disse:

    nada a ver, só porque a meemlhores? o conteudo que importa aff, e o bolinha gordo ia deixar a revista uma porcaria, porque esse desenho que voce diz ser melhor é horrivel, leia antes de fazer criticas baseadas em fatos banais

    • Nei Barbosa disse:

      Bianca, obrigado pela visita e pelo comentário (mesmo que não tenha sido escrito em português). Você diz que o importante é o conteúdo e não poderia estar mais de acordo com você. É exatamente por isso que não gostei da Luluzinha Teen. Além de não reconhecer os personagens pelo visual, também não consigo reconhecê-los na personalidade e atitudes.

      Quanto à revista ser uma porcaria caso o Bolinha fosse gordo: já imaginou se a Marjorie Henderson Buell (criadora da Luluzinha) tivesse dado ouvidos à sua sugestão?

      No futuro tentarei ler mais antes de fazer críticas. Espero que você faça o mesmo.

      Até!

  15. Rodrigo disse:

    Oi:

    Muito interessante este site! Realmente, tais personagens marcaram e MUITO! Eu, quando criança, lia as revistinhas destes; tempos felizes!!! Até era influenciado por tais: queria ter uma casa de dois andares (como geralmente há na terra deles), ter um clubinho que nem o do Bolinha (tinha uma casa de praia, e andava/procurava por casas abandonadas – ou achar um pequeno espaço para fazer alguma “construção”!), e queria ter um daqueles carrinhos que eles tinham (em madeira, em que era puxado – cheguei a botar uma caixa de papelão em cima de um skate para ter algum parecido – risos!)… Sim, foi (e é) uma história marcante! E que bom “revê-los” atualmente, crescidos… É isso aí!

    Saudações “nostálgicas”,
    Rodrigo O. Rosa (Porto Alegre).

  16. lele disse:

    bem , pode ser bem legal esse gibi , mais continuo gostanto mais de turma da monica jovem …
    sei -la mas hum ….

    interessante

    bjs [ e boa sorte ]

  17. ALINE disse:

    EU TENHO A COLELÃO COMPLETA DA TURMA DA MONICA JOVEM E ADMIRO MUITO AS HISTÓRIAS E OS PERSONAGENS.DEPOIS DE UM TEMPO COMECEI A LER ALGUNS DA LULUZINHA TEENS E VI Q MUITAS COISAS ERAM IGUAIS,UM EXEMPLO:O CEBOLINHA PASSOU A SE CHAMAR CEBOLA E O BOLINHA PASSOU A SE CHAMAR BOLA TB,A TMJ SEMPRE TINHA UM DESENHO NO CONTRA-CAPA,A LULUZINHA TB,OS ESTILOS DAS HISTÓRIAS ERAM BEM PARECIDOS,A MONICA E O CEBOLA COMEÇARAM A SE GOSTAR A LULU E O BOLA TB QUANDO CRESCERAM ISSO NÃO É MUITO ÓBVIL,E TEM MUITAS OUTRAS DESSAS EVIDÊNCIAS,ATÉ QUE GOSTEI UM POUCO DA LULU MAS ACHO Q NAO FICOU MUITO ORIGINAL E NEM CHEGA AOS PÉS DA TMJ!BJOOOS..

  18. MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO MAIS FODA a versão do Jean Okada.
    O problema são esses adolescentes bunda moles que temos hoje em dia!!!!

  19. lucas disse:

    luluzinha tem um otimo conteudo e se eles tivessem a aparencia de pequenos a revista ia ser ruim e eu nem iria comprar e e logico q les tem q olhar as ideias de jovens ja q a revista e direcionada pra eles.entao lulu e melhor do q a porcaria de monica

Deixe um comentário

