Disney Brasil pela Editora Abril

Outro dia fui à casa dos meus pais e trouxe umas revistas da Disney que ainda estavam lá e que escaparam da grande burrada que cometi quando era mais novo. Obviamente, dediquei um tempo a reler aquelas saudosas edições de Disney Especial, Grande Almanaque de Férias, Grande Almanaque de Natal e Anos Dourados do Pato Donald. Muitas histórias boas mas as melhores, sem falso ufanismo, eram aquelas criadas pelo Estúdio Disney da Editora Abril. Em uma época em que os desenhistas e argumentistas não eram creditados nas revistas, a única pista sobre o país de origem da história era o minúsculo código que se “escondia” na primeira página. Se começasse com “B”, batata! Era uma criação genuinamente brasileira.

O Estúdio Disney da Abril não só criou histórias memoráveis como também criou novos personagens para a Disney. Só para citar alguns: Firmina, Turma da Pata Lee, Morcego Verde, Anacozeca, Morcego Vermelho, Glória, Borboleta Púrpura, Pena Submarino, Pena Kid e Biquinho (cujo nome foi escolhido em concurso aberto aos leitores, que enviaram sugestões). Essas histórias se destacavam por terem um humor meio debochado, verde-e-amarelo de carteirinha como podemos ver abaixo:

post-estudio-abril

Depois do sucesso da coleção “O Melhor da Disney”, que reuniu toda obra do Mestre Carl Barks, a Abril poderia, sim, pensar com bastante carinho em lançar uma coleção nos mesmos moldes com todas as histórias produzidas pelo Estúdio Disney. De repente, quem sabe?, no estilo “omnibus” que as editoras americanas de super-heróis têm conseguido emplacar.

Fica a sugestão para a Abril.

Anúncios

4 Responses to Disney Brasil pela Editora Abril

  1. Domingos disse:

    Haha ótima tirinha!

    Gostei da idéia, por que vc não tenta mandar pra alguém da Abril?

    • Nei Barbosa disse:

      Já enviei! Eles inclusive me mandaram resposta. O sonho está vivo! Segue a resposta da Luciana Gomes, do Atendimento ao Leitor:

      Olá, Nei ,

      Tudo bem?

      Muito legal a sua sugestão. Já passamos para nosso editor – Paulo Maffia. Ele com certeza vai pesquisar mais sobre o assunto e assim que tivermos oportunidade colocaremos na revista.
      Sempre que você tiver idéias, mande, OK?

      Um abraço,

      Luciana Gomes
      Atendimento ao Leitor

  2. Fábio André disse:

    Olá! Ótima matéria sobre a atividade dos Estúdios Disney no Brasil. Estes roteiristas e desenhistas nacionais ainda estão longe de ter tido um reconhecimento à altura do brilhante trabalho que desenvolveram para a Abril, trabalho este que, indubitavelmente, foi um dos grandes (senão o maior) responsável pelo sucesso de vendagens da Disney no Brasil nos anos 70, 80 e começo dos 90. Por isto é muito pertinente a sua sugestão para a Abril de publicar encadernados especiais dedicados a estes gênios pouco ou nada conhecidos do público em geral.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: